quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os meus problemas com as autoridades

Porque alguém quis saber a história da "zona proibida do cemitério judeu" de Praga...

Em tempos idos, eu tive uma 'pancada' pelo MICHAEL HUTCHENCE, o falecido vocalista dos INXS.

O video da canção "Never Tear Us Apart"* (do album "Kick" de 1987) foi filmado em Praga. E eu, quando estive na capital da República Checa, reconheci todos os locais do video... excepto um!

Na parte do solo de saxofone, o Kirk Pengilly (e posteriormente o Michael Hutchence) está numa zona do cemitério que, na altura em que eu estive em Praga, estava vedada. Mas estava vedada, apenas, por uma corrente de ferro ferrugenta que eu, distraidamente, saltei... E eis que, em segundos, apareceu um policia checo a falar checo! Pois, eu não sabia checo, pelo que disse -em português!- "eu não falo checo" e abandonei o local... até porque o polícia, ademais de feio, era antipático!

Mas, uns dias depois, eu tive um outro percalço com uma outra autoridade checa...

N
o metro, eu dirigia-me para a plataforma de embarque quando fui abordada por um senhor checo a falar checo. Ora, como já referi, eu não sabia checo, mas desta vez nem sequer disse "eu não falo checo"... desta vez, simplesmente, ignorei o senhor. Mas o senhor não gostou e elevou o tom de voz e mostrou-me um distintivo: era um fiscal do metro e queria verificar o meu titulo de transporte! Pois, eu não tenho culpa de não saber checo e de os fiscais do metro de Praga trajarem (quase) à civil...!!!

*
no funeral do Michael Hutchence, na saída do caixão da igreja, tocaram esta canção...

10 comentários:

Kitty Fane disse...

Tb adorava o Michael Hutchence mas nunca tive problemas desses com as autoridades. :-D

Abobrinha disse...

Gatinha

Mas que diabo de gente tão burra, esses checos! Não me digas que nem um fala português! Mas olha que se falasses mais alto e gesticulasses ele compreendia: foi assim que dei a entender a um taxista polaco que me tinha dado conta que ele me estava a enganar. Claro que a minha cara de poucos amigos transmitiu o grosso da mensagem, mas pronto!

E uma corrente impedia uma portuguesa de passar fosse para onde fosse? Não creio!

Dudu disse...

Esta música é linda e traz-me belas recordações.

Jade disse...

:) Ora aí está uma história gira...com policias, daquelas que acaba bem...sim e eu tb adorava o hutchence :)

Noiva Judia disse...

É pena uma cidade tão maravilhosa ter uns habitantes tão brugessos e mal educados! Já andei por vários países de leste e nunca apanhei gente tão mal educada e antipática e que menos se esforce por te entender ou se fazer entender, como os checos.

GATA disse...

KITTY FANE: também adoravas???

A tua sorte é que ele está morto,
porque se ele estivesse vivo...
PORRADA!!! :-)

GATA disse...

ABOBRINHA: o pessoal de leste até aprende rápido português...

...excepto os checos!!! :-)

Graças aos gestos, almocei em Bratislava... mas imitar animais não é a minha especialidade!!! :- )

PS: uma portuguesa com sangue espanhol e... mau-feitio! :-)

GATA disse...

DUDU: a mim também!

I was standing,
You were there
Two worlds collided


LINDO!

GATA disse...

HIERRA: eu não gosto de polícias...

...nem checos nem portugueses! :-)

PS: também adoravas??? aiiiiiii!!! :-)

GATA disse...

NOIVA JUDIA: Paris e Praga...

...ambas cidades começam por 'P' e
ambas têm habitantes antipáticos!

Eu também já andei por vários países de leste mas por causa de umas e de outras... fiquei farta!!!