quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

...a História ensinar-nos-á nada... *

(a propósito do conflito Israel/Palestina/Faixa de Gaza)

É curioso como, em cerca de meio século, os JUDEUS passaram de vitimas a vitimizadores!

E recordo-me das palavras do meu falecido professor de História das Mentalidades:

"os anos, as décadas, os séculos passam, o Homem não aprende e a Historia repete-se!"

Nem que o Homem da Judeia (aka Jesus Cristo!) nascesse, morresse e ressuscitasse 'n' vezes, as coisas mudavam!

* "History will teach us nothing" (1987) de STING.

8 comentários:

Kitty Fane disse...

Eu não acho que eles sejam os únicos vitimizadores. Acho que há culpa de ambos os lados. Não acho que se possam ver as coisas dessa forma. :-)

mik@ disse...

dear gata é assim mesmo. temos tanto de inteligentes como de burros, sendo esta ultima mais forte e permente que a outra. é digamos... mais popular a burrice.

Abobrinha disse...

Gata

Concordo com a Kitty Fane porque vou ainda mais longe: são todos culpados. São todos maus, mas uns têm armas mais potentes que outros. Isto só tinha solução se se fizesse reboot dos dois lados.

Mas isso digo eu muitas vezes: odeio História porque é uma ciência inútil no sentido em que não se aprende nada!

Anónimo disse...

E por isso que devias ter visto o filme The History Boys! Nunca me disseste o que achaste?!

GATA disse...

KITTY FANE: claro que não são os únicos vitimizadores...

...mas sejam quais sejam os vitimizadores...
o povo é sempre a vítima! :-(

GATA disse...

MIK@: por estas e por outras é que...

...quanto mais conheço os Homens,
mais gosto dos Animais!

GATA disse...

ABOBRINHA: reboot?! não...
reshoot?! talvez... :-)


Para mim, Gata de História (de Arte), a História não é uma ciência inútil... inútil é o Homem que não aprende com a ciência que o estuda! :-)

GATA disse...

JUICY LUCY: ai a tua má memória!!!

O meu video 'pifou' e a History Girl não viu os History Boys... :-(

PS: eu aceito o filme em DVD... :-)