sexta-feira, 6 de março de 2009

Smith & Smith


SMITH, PATTI (norte-americana, nascida em Chicago, Illinois, Estados Unidos da América, a 30 de Dezembro de 1946).

A minha 'bíblia' das sextas-feiras -o IPSILON- tem, hoje, como tema de capa a PATTI SMITH e o documentário "Dream of Life" feito pelo Steven Sebring.

Não sou fã da PATTI SMITH mas admiro-a: aos 62 anos, ela é um ícone da cultura norte-americana, quer se goste ou não se goste.

Mas uma coisa é certa, a PATTI SMITH não é apenas cantora e escritora de canções, ela é mulher, mãe, esposa (foi casada com Frank 'Sonic' Smith, quem faleceu em 1994), artista plástica e cidadã activista. E é uma admiradora de Portugal, sobretudo de Lisboa.

Quem quiser ler a entrevista da Patti Smith feita, em Nova Iorque, pela jornalista Kathleen Gomes, e publicada no IPSILON, está aqui.

SMITH, ROBERT (britânico, nascido em Blackpool, Inglaterra, Reino Unido, a 21 de Abril de 1959)

Em 25 de Fevereiro passado, os THE CURE foram homenageados numa gala do jornal "New Musical Express" e receberam uma espécie de prémio de carreira ("Godlike Genius Award"), o qual foi entregue ao ROBERT SMITH pelo TIM BURTON.

O realizador de cinema norte-americano confessou ser fã de ROBERT SMITH e 'sus muchachos' e revelou que, quando era desenhador da Disney e vivia amarrado (ou agarrado?!) a uma secretária, a sua companhia eram as canções dos THE CURE - "eles salvaram-me!"

Ademais confidenciou que gostaria de uma colaboração com os THE CURE, porque "eles sempre foram uma inspiração, de uma maneira ou de outra, para tudo o que eu fiz."

E
como 'pano de fundo' para o fim-de-semana...

"PEOPLE HAVE THE POWER", porque eu ainda acredito que as pessoas têm o poder...

"A FOREST" (em versão acústica) porque passados 30 anos eu ainda adoro esta canção! (e porque o Simon Gallup está lindooo neste video!)

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois não me espanta nada que o Tim Burton se identifique com os Cure... São da mesma onda ;-) Fico então a aguardar a possível parceria.

Dudu disse...

Nem de propósito está a fazer um ano que vi os Cure pela primeira vez e simplesmente adorei, que bela forma para entrar de fim-de-semana.

GATA disse...

THE CROW: hum, eu desconfio que o TIM BURTON inspirou-se no 'our dear' ROBERT SMITH para criar o penteado do Edward Scissorhands... :-)

Por acaso, eu fiquei curiosa (ou não fosse gata!)... um filme de Burton com música de Smith... COOL!

GATA disse...

DUDU: foi em 8 de Março de 2008 no 'Parvalhão' Atlântico!

Mas para mim foi a segunda vez... a primeira vez foi em 28 de Junho de 1989 no ex Estádio José de Alvalade!!! E, tanto numa como noutra, estive na linha da frente! :-)

PS: sabes, eu estive com os THE CURE no hotel antes e depois do concerto de 1989... :-)