segunda-feira, 25 de maio de 2009

Andy Warhol

Andy Warhol Self Portrait (1986)

Neste fim-de-semana decidi 'desligar-me' do mundo e tentar não pensar no meu problema. Mas não 'despachei' nem o I-Pod nem o
Ipsilon (a minha 'bíblia' das sextas-feiras).

O tema de capa da edição de sexta-feira 22 de maio de 2009 é o
ANDY WARHOL.

Eu descobri o ANDY WARHOL (Andrew Warhola, americano, filho de pais eslovacos de origem russa: 06 de Agosto de 1928, Pittsburgh, PA, USA/22 de Fevereiro de 1987, New York, NY, USA) no inicio da década de 80 do século 20 através dos DURAN, pois o NICK RHODES era fã do artista. E assim nasceu e cresceu o meu interesse por Nova Iorque, pela Pop Art, pela "Factory" e pela "Interview" (da qual guardo -religiosamente- um famoso exemplar com o Willem Dafoe).

E numa noite de sexta-feira, numa 'after-hours' grátis, depois de quarenta e cinco minutos sob o frio nova-iorquino, eu entrei no
MoMA apenas com um objectivo: ver as obras, desenhos e pinturas, do ANDY WARHOL e compras cópias de algumas das minhas favoritas.

Porque ANDY WARHOL ama-se ou odeia-se mas... conhece-se?! Uma mostra da Hayward Gallery de Londres era publicitada com a frase "Pensam que o conhecem? Pensem novamente!"

Pessoalmente estou sempre a descobrir o ANDY WARHOL.

"If you want to know all about Andy Warhol, just look at the surface of my paintings and films and me, and there I am. There's nothing behind it."

8 comentários:

Afrika disse...

Gosto imenso dele, ainda uma criança quando fui "apresentada" a esse magnifico senhor.

Beijinhos grandes

Dudu disse...

Não conheço toda a obra, muita pena, mas é sem dúvida um nome incontornável da Pop Art.

Kitty Fane disse...

Frau,45 minutos? Contabilizaste o tempo que estivemos a apanhar frio?? :-D

Anónimo disse...

Love it!!!!!

GATA disse...

AFRIKA: eu não era "ainda criança", era "já adolescente", mas fiquei fã imediatamente! :-)

Turrinhas!

GATA disse...

DUDU: eu também não conheço a obra toda... p.e., apenas no ano passado descobri "25 Cats Name Sam and One Blue Pussy"*... :-)

* é um conjunto de desenhos, datado de 1954, e de edição limitada (150 exemplares)

GATA disse...

KITTY FANE: eu contabilizo tudo! :-)

PS: ferry to 'green bitch', 1h30m de espera com sol; ferry from 'green bitch', 30m de espera sem sol... uns minutos a mais e euzinha congelava no cais!

GATA disse...

TALISCA: cool!!!