terça-feira, 31 de maio de 2011

Paulo e o Morcego


[Ontem à noite] Paulo Portas falava, num jantar em Oliveira do Bairro, com casa cheia: cerca de 450 pessoas e um morcego. O morcego foi, para usar uma expressão do agrado de Portas, "o fator novo" do comício.

De acordo com Portas, o morcego era "um indeciso" - talvez pelo facto de o bicho não saber para que lado se virar. De acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, estão identificadas 24 espécies de morcegos em Portugal continental, das quais nove estão consideradas em perigo de extinção. Uma das principais razões para a diminuição das populações de morcegos é a destruição ou perturbação dos seus habitats. Em Portugal, um desses habitats são as Dunas de São Jacinto, a uns 50 quilómetros do local onde se realizou o jantar-comício do CDS. O que poderá justificar a visita inesperada e o comportamento perdido do bicho.

Apesar da má fama que por norma os acompanha - nomeadamente a fama de vampiros (imortalizada na canção de Zeca Afonso segundo a qual "Eles comem tudo e não deixam nada", e que um dia destes Portas poderá citar, depois de já ter sido visto nesta campanha de cravo vermelho na mão) -, os morcegos são inofensivos e não causam prejuízo. Talvez por isso Portas disse à sua gente: "Não se preocupem com o morcego, que ele é tão relevante como as sondagens".

No fim do seu discurso, e tendo consciência de que teve de repartir as atenções com o morcego (a que não será alheio o facto de não ter dito nada de novo), Portas sentiu-se na obrigação de, para além dos vivas ao CDS e aos "três deputados do CDS por Aveiro", acrescentar um "viva o morcego, que não nos incomodou".


Eu, que adoro morcegos, tive pena do bicho: não por causa do Paulo Portas, com quem até simpatizo, mas por causa dos barulhos e das luzes - nem os morcegos escapam à campanha eleitoral! VIVA(M) O(S) MORCEGO(S)!

10 comentários:

Dudu disse...

:)) Também gosto de morcegos mais propriamente de os ver, nas minhas caminhadas nocturnas de verão pelo campo quando procuram alimento, é com cada voo rasante.
Provavelmente só entrou porque viu muita bicharada.

L'Enfant Terrible disse...

Antes mil morcegos a um puto beto!

Jade disse...

Eu por acaso tenho encontros imediatos com morcegos na aldeia dos meus pais onde um deles habita e vive pendurado num fio e tem o ocntra de voar um pouco baixo demais...o que me assusta...eu não tenho nada contra os morcegos, nada, nem contra o Portas...mas gosto de ambos longe!!!

Mnemósine disse...

Pobre do bicho, devia estar muito abananado para ficar ali.

The Crow disse...

Como também gosto de morcegos, gostei da história... e do facto do Paulo Portas não ter exotado o pobre edesorientado bicho :-)

GATA disse...

DUDU: também és morceguista! :-)

Infelizmente, na minha terra, não há morcegos, mas há romenos... Não sei se são vampiros, mas espetava-lhes uma estaca no coração, ai espetava-lhes!!!

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: ó pá, eu gosto de putos betos... :-)

GATA disse...

HIERRA: eu gosto de ambos! :-) longe, longe, só a macaca!!! :-)

GATA disse...

MNEMÓSINE: até eu ficava muito abananada num comício, fosse de que partido fosse!

GATA disse...

THE CROW: o Paulo Portas é amigo dos animais! Logo, a GATA é amiga do Paulo Portas! :-)