domingo, 11 de setembro de 2011

Onde estavas a 11 de Setembro de 2001?


A 11 de Setembro de 2001 eu tinha regressado ao trabalho, depois de 10 dias em Menorca (o meu último "Verão Azul"...) No dia anterior tinha feito uma viagem áerea com dois voos (Mahón/Madrid/Lisboa) que 24 horas depois não teria sido possível.

Com muito trabalho, optei por encomendar uma pizza e ficar a trabalhar durante a hora de almoço. E estava eu sossegada quando recebi um e-mail de Londres: "Oh God! A plane just crashed into the WTC in NYC!" Apenas respondi: "Jesus!..." E continuei a trabalhar. Mas uns minutos depois, outro e-mail de Londres: "You will not believe it! Another plane crashed into the WTC in NYC!" Desconfiada, pensei que fosse uma brincadeira de mau gosto, pois a pessoa sabia que eu tinha receio de andar de avião: "What the f*ck???"... "It's not a joke, check the internet!" E de repente o espanto e o choque...

A primeira reacção foi contactar os meus pais. "Onde estão?", perguntei. "Vamos a caminho de casa. Fomos ao Continente. O teu pai pergunta porquê?", respondeu a minha mãe. "É que parece que houve um atentado em Nova Iorque...", disse. "Mataram o Arbusto?", perguntou o meu pai. Ainda nos rimos. "Eu acho que não... Bem, vão para casa e liguem a televisão."

Eu trabalhava numa multinacional metade britânica e metade americana. Não consegui continuar a trabalhar, pois não tinha ligação com os Estados Unidos e a ligação com o Reino Unido estava saturada. Então sentei-me na sala de reuniões do meu piso a ver a emissão da CNN na TV: as imagens pareciam de um filme-castástrofe, típico da década de 70 do século 20. Ainda hoje fico espantada e chocada, muito chocada...

Nota: 10 dias depois viajei para Praga. No aeroporto de Lisboa o controlo era mais que muito. Mas no avião da Sabena, para Bruxelas, serviram a refeição com talheres de metal...

4 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

O 11 de Setembro marcou uma década, quem sabe o próprio século, o certo é que foi usado para se fazer outras coisas que não as relativas ao mesmo e penso que o combate ao "Terrorismo" é o próprio calcanhar de Aquiles da supremacia americana no mundo. Lembro-me que estava a trabalhar nesse dia e ouvi falar primeiro de um acidente aéreo, depois de ataques concertados, senti como quem está a ver um filme na primeira fila do cinema, com a diferença que não era um filme, mas sim a própria História a acontecer.

The Crow disse...

Lembro-me que estava de férias, em casa... E ao acordar (tarde, claro), liguei a TV, e ainda "apanhei" em directo o embate do 2º avião... Na altura ainda pensei que estava a dormir, mas, infelizmente, estava cada vez mais acordado. De facto, marcou uma era e um ponto de viragem no combate ao terrorismo, tornando-se num marco negro na história mundial.

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: política à parte, o que me importa são as pessoas que morreram e as suas famílias...

GATA disse...

THE CROW: é um marco negro na história mundial, mas espero que depois não digam que não aconteceu! (tipo "o holocausto não aconteceu...")