terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A vida dos outros *

* no original "Das Leben der Anderen" (2006), filme alemão realizado por Florian Henckel von Donnersmarck.

Ontem fui fazer os exames de controlo mamário. Eu era a última paciente do dia, pelo que a sala de espera da clínica estava vazia.

Eu tentava dominar o medo quando do gabinete saiu uma miúda, a chorar. 


A miúda foi para a casa-de-banho. A assistente da médica veio atrás da miúda e perguntou-me por ela, eu disse que ela tinha ido para a casa-de-banho. Entretanto eu entrei no gabinete.

Quando saí do gabinete, a miúda estava na sala de espera, sozinha, a chorar. Eu tenho mau feitio mas tenho um coração de mel (sim, eu sei que ninguém acredita...) e perguntei à miúda se ela precisava de ajuda. Entre lágrimas e soluços, ela disse-me que estava grávida de 17 semanas e que, com esse tempo de gestação, não podia abortar. "Não entendo... eu tomo a pílula..."

Enquanto lhe dava um lenço, pensei no que lhe dizer... Entretanto a assistente da médica trouxe-lhe um copo de água com açúcar. Eu perguntei-lhe a idade. Ela disse-me "19 anos..." e desatou num pranto: "E o meu namorado? E os meus pais? E se ele me deixa? E se eles me expulsam de casa?"

A médica juntou-se a nós e as três tentamos acalmar a miúda e ainda lhe demos informações que lhe podem vir a ser úteis, caso as coisas com a família corram mal. Eu acompanhei-a até ao metro e, no fim, ela perguntou-me: "E consigo, está tudo bem?"

Eu sorri, e o medo que eu sentira uma hora antes pareceu-me uma parvoíce perante o medo do presente e do futuro de uma miúda de 19 anos.

Em nenhum momento a julguei porque, afinal, o que sabemos nós da vida dos outros?


Nota de Rodapata: o facto de saber que estava tudo bem junto com ouvir um elogio ao meu aspecto físico - e ao meu peito! - tendo em conta a minha idade, foi o meu pequeno momento de felicidade. Mas ainda tenho mais duas 'batalhas' pela frente...

20 comentários:

NI disse...

Eu nunca julgo ninguém porque a vida ensinou-me que "nunca devemos dizer nunca". Se existe coisa que abomino é ouvir alguém a criticar uma atitude de outrém e, passado algum tempo estar a fazer a mesma coisa.
´
Nota importante - Ser cautelosa com os afectos, (principalmente na forma como os demonstrámos), não faz de nós coração "duro". Muito pelo contrário. E força para as outras duas batalhas.

:)

Beijo

The Crow disse...

Sobre a jovem, de facto não faço juízo de valores, muito menos de situações que não conheço... Sobre a "jovem há mais tempo", pois não me surpreende que haja mais alguém a salientar a boa conservação ;-)

L'Enfant Terrible disse...

Por vezes ao ver os problemas dos outros vemos que até estamos bem, ou pelo menos melhor. Tudo na vida é relativo nós é que nem sempre o conseguimos ver assim.

Sissy disse...

Aos vermos os problemas das outras pessoas, por vezes apercebemos nos da sorte que temos. Coitada da rapariga...

Beijoooo*****

Jade disse...

Coitada da rapariga...com a idade e naquele circunstancialismo, imagino o desespero...e ainda bem que com a GATA tb está tudo ok! às vezes os problemas dos outros e a sua repercussão fazem-nos esquecer os nossos!

S* disse...

Força para as tuas batalhas, antes de mais nada. Muito boa sorte. :)

Quanto à jovem... infelizmente pode acontecer a qualquer uma. Tomo a pílula à 6 anos, sempre cumpri escrupulosamente as regras, mas já apanhei dois sustos com atrasos menstruais.

Abobrinha disse...

1. Não me surpreendo com o comentário.

2. Ainda bem que está tudo bem contigo.

3. Coitada da miúda... espero que corra tudo bem.

NOTA: Também sei perfeitamente que tens um coração de mel.

Abobrinha disse...

Ah, e o filme é fabuloso. Adorei!

Gaja Maria disse...

A vida é lixada, sim!
E quando achamos que somos os mais infelizes ou os que têm os maiores problemas ou as maiores doenças e por aí fora, é só olharmos para o lado. Há sempre quem esteja pior que nós. Ele há coisas....

C*inderela disse...

não se deve julgar ninguém, nunca conhecemos a 100% a vida dos outros e nem temos o direito de opinar sobre as opções de terceiro, é a vida deles.
a rapariga até pode ter sido cuidadosa ao tomar a pilula o problema é que existe ainda muita gente que não sabe que há simples factores que cortam o seu efeito (ex. vomitar/diarreia nas três primeiras horas após a toma).
Ainda bem que está tudo bem contigo. FOrça para as outras duas batalhas*

Bjokas

GATA disse...

NI: "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" :-)

Nota de Rodapata: "eu não nasci assim, a vida fez-me assim..." gracias, guapa!

GATA disse...

THE CROW: a boa conservação??? até parece que sou uma múmia!!! :-)

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: há quem esteja pior mas há quem esteja melhor... é a vida!

GATA disse...

SISSY: a sorte é relativa e depende da perspectiva mas, sim, coitada da rapariga...

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

HIERRA: na mesma situação, com a minha idade, também imagino o meudesespero...

PS: com a GATA está (quase) tudo OK... :-)

GATA disse...

S*: OBRIGADA!

A pílula é um método contraceptivo eficaz mas é falível!

GATA disse...

ABOBRINHA: 1. vale; 2. gracias!; 3 idem...

NOTA: "também tu, brutus?!" :-)

GATA disse...

ABOBRINHA: eu gostei mas eu sou suspeita... :-)

GATA disse...

GAJA MARIA: life sucks... and then you die!

GATA disse...

*C*INDERELA: não julgar para não ser julgado.

O único método contraceptivo MESMO eficaz é a abstinência! :-)

OBRIGADA pela força!

Bjinhauuu!!!