quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

…the birds and the bees…

A cantora e actriz portuguesa Adelaide Ferreira foi indiciada pela Polícia Judiciária Civil de Cuiabá, Brasil, por tentar encobrir o aborto praticado pela filha menor, de 15 anos; foi interrogada na Delegacia Especializada do Adolescente e arrisca uma pena de quatro anos de prisão no Brasil. 

Para quem não sabe a história: a adolescente entrou no Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, com uma grande hemorragia, depois da ingestão de medicação abortiva comprada na internet; segundo consta, depois da ingestão da medicação, a jovem entrou em trabalho de parto e expeliu o feto numa casa-de-banho do hospital. Presentemente, a adolescente encontra-se, por decisão judicial, no abrigo municipal Casa de Retaguarda Paulo Prado, na cidade de Cuiabá, no Brasil. (Fonte: DN, JN, SIC, TVI) 

Mas… [atenção: eu não tenho filhos, logo não falo com experiência]que mãe deixa a filha de 15 anos ir viver com o namorado para o Brasil? 

Eu, com 15 anos, estudava e, para poder continuar a ter aulas de dança, tinha a obrigação de ter boas notas. Não tinha namorado e muito menos sexo. Mas em minha casa sempre houve diálogo, e eu os meus pais sempre conversámos sobre tudo; deram-me liberdade mas disseram-me que a liberdade conquista-se! Eu apenas tinha que fazer por merecer a liberdade. E fiz, porque nunca tive pressa de crescer, pois teria muitooo tempooo para ser adulta! Mas a juventude, presentemente, tem medo que o mundo acabe amanhã, e acham que ter sexo é ser adulto! 

Em Portugal (onde nem tudo é mau!) há consultas grátis de planeamento familiar nos hospitais e centros de saúde, há distribuição grátis de contraceptivos... mas, p.e., no serviço de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital Amadora-Sintra, 70% das utentes são jovens que não sabem -e pior!-, não querem saber e têm raiva de quem sabe!!! Aliás, as jovens acham que nós não sabemos nada - sim, eu nasci com a presente idade, nunca fui adolescente! - e que elas é que sabem tudo! Oh yeah! E os paizinhos preferem gastar dinheiro e dar i-pads e i-phones em vez de perderem tempo e educar os filhos!

Enfim... 

[...só espero que a filha da Adelaide Ferreira não fique com marcas da sua asneira...]

20 comentários:

Suricate disse...

Estou palerma, tinha outra ideia da Adelaide, que pelos vistos estava errada...não sei que diga:( Às vezes sinto que o problema é meu e devo viver noutra galáxia...

Gaja Maria disse...

É verdade, eles acham que sabem tudo e não ouvem ninguém. Eu costumo dizer aos meus filhos: Pois, eu nunca tive 15 anos ou eu nunca tive 19 anos, nas ci assim e não vivi nada nem sei nada... Mas eles argumentam que agora os tempos são outros. De facto são, mas o problema não é esse, o problema é a sociedade que lhes mostra que os valores que os pais lhes ensinam não têm valor e que eles podem tudo. E realmente não se consegue não permitir algo na vida deles, quanto mais proibir... E quanto à Adelaide Ferreira, estou chocada, mas será que a história é mesmo assim?

Jade disse...

´Vi hj a notícia no CM e realmente é um horror! Nos tempos que correm não se justifica...esta gente do meio artístico é mto à frente!

Logan disse...

infelizmente as crianças hoje em dia só crescem para aquilo que lhes interessa, para os iphones, para os namorados e afins, crescer como gente grande não é para todos infelizmente.
quanto a deixar a filha ir viver sozinha para o Brasil, como são famosos isso é chique, se fossem pessoas normais seria uma grande asneira se alguém soubesse.

Na Província disse...

Pior é que não é só a filha da Adelaide Ferreira, são dezenas de miudas com este tipo de atitude..
Beijinhos

L'Enfant Terrible disse...

Nos meus tempos de ciclo preparatório haviam iniciativas da escola para termos conhecimento de certas coisas, tais como debates, visualização de filmes e até ia lá um médico de borla tirar-nos dúvidas. Era na biblioteca e ia quem queria, ninguém era obrigado. Falava-se de tudo, de sexo, de droga e da sida que era na altura o grande bicho papão que todos temiam. Uma miúda beta da Igreja achou mal, foi fazer queixinhas aos pais que obrigaram a escola a acabar com isso. Nem é preciso dizer que a beta bufa apareceu grávida uns tempos mais tarde, vá-se lá saber porquê!

S* disse...

Nunca vou entender. Podiam ter feito a coisa cá, de forma discreta, e foram meter-se nesta alhada.

Gata disse...

Só espero que esse pesadelo acabe rápido para ambas! Quanto a viver com o namorado aos 15 anos, a história não estará mal contada? Parece-me um tanto incrível! Mas o mais incrível é isto: filha detida, mãe interrogada e passível de ir presa... E O RAPAZ??? Foi a mãe que engravidou a filha ou esta que se auto-engravidou? E o rapaz, o que teve sexo com uma menor???

Alix CH disse...

já tinha ouvido um buzz sobre isso da Adelaide e da filha, mas não percebi bem a história...nem tentei perceber melhor verdade seja dita. mas do que dizes acho essas medidas muito extremas!

Maria Pitufa disse...

Eu sinceramente não consigo perceber qual é a mãe que faz uma coisa destas quando tem a plena noção de que ao fazê-lo coloca em risco a integridade física da própria filha...não percebo!

GATA disse...

SURICATE: tu, não sei, mas eu vivo noutra galáxia! :-) e pergunto muitas vezes "onde é que está a minha nave?!" :-)

GATA disse...

GAJA MARIA: de facto, agora os tempos são outros... tempos de crise, sim, mas crise de valores morais e sociais!

Eu descendo de mulheres que sempre estiveram um passo à frente da sua época, no entanto sempre tiveram dois dedos de testa...

[a história é mesmo assim... google!]

GATA disse...

HIERRA: a culpa não está no meio artístico, a culpa está na sociedade actual.

GATA disse...

LOGAN: exacto! como são famosos, é chique; se fossem pessoas normais... vinha a Segurança Social e a Protecção de Menores e a rapariga era retirada à mãe e era entregue a uma instituição!

GATA disse...

NA PROVÍNCIA: infelizmente... :-(

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: eu sou mais velha que tu, pois nos meus tempos de liceu ainda não havia Sida...
mas, no 9º ano, eu tive 2 professores "p'ra frentex" que organizaram um 'workshop' sobre sexo e no fim, com o apoio de um gráfica, fizemos uma brochura com as perguntas e respostas básicas e distribuimos pelo liceu - foi referência durante anos!

GATA disse...

S*: a rapariga fez a coisa porque estava a viver mas alguém deu "com a língua nos dentes" e a notícia chegou ...

GATA disse...

GATA: a Adelaide Ferreira declarou que deixou a filha viver no Brasil (com o namorado e a mãe do namorado) porque ela ameaçou fugir...!!!

Eu subscrevo as tuas interrogações e inquietações INCRÍVEIS: o co-responsável pela gravidez da menor, é maior (21 anos), mas não foi tido nem achado na história!!!

GATA disse...

ALIX: atenção, o caso aconteceu no Brasil, logo é avaliado de acordo com a lei brasileira.

GATA disse...

MARIA PITUFA: se a mãe não sabia, não pode ser culpada; mas se a mãe sabia, devia ser castigada!