terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro

"Frederick, the literate" - Charles Wysocki

Acredito que a vida de um livro enquanto está nas mãos do autor não é mais importante do que quando está nas mãos do leitor. O leitor é quase sempre um autor ele próprio. É ele que dá significado às palavras e por isso até acho muito interessante quando as pessoas me vêm apontar coisas que não eram minha intenção, mas que de facto estão lá. E há muitas outras coisas que foram minhas intenções e que nunca ninguém me referiu, e no entanto também lá estão. Se calhar alguém reparou nelas ou ainda vai reparar. Tudo o que um leitor leia num livro é legítimo porque nessa fase o leitor é tudo, é ele que faz o livro.”

JOSÉ LUÍS PEIXOTO 
em "Diário de Notícias"

17 comentários:

Suricate disse...

Verdade, verdadinha;)

jinhossss

SuperSónica disse...

Concordo inteiramente, por isso é que às vezes ao ver filmes dos livros acho sempre os filmes uma desilusão porque já tinha imaginado tudo de maneira diferente!

Jade disse...

Ora pois que é verdade o livro é de quem o escreve mas sobretudo de quem o lê e o interpreta...O Peixoto tem sempre razão!

medusa disse...

Cada um experiencía um livro de forma diferente...

Anira the Cat disse...

Bem verdade... para mim, dia do livro é todos os dias!!

Bjokas :)

Vespinha disse...

É também por isto que gosto tanto deste homem!

R. del Piño disse...

Agree. Era como escrevia há pouco noutro blog: o livro é uma parede em branco, onde cada um pinta o que vê / lê. Ficaríamos surpreendidos pelas mesmas páginas darem gravuras tão distintas. ;-)

Anónimo disse...

E disse muito bem! :)

GATA disse...

SURICATE: ...inha, inha, inha! :-)

Turrinhas!!!

GATA disse...

SUPERSÓNICA: idem idem! p.e., "Interview with the Vampire" - o meu Lestat de Lioncourt não é - jamé! - o Tom Cruise!!!

GATA disse...

HIERRA: o José Luís Peixoto é um homem interessante e inteligente!

GATA disse...

MEDUSA: ...porque somos todos diferentes!

GATA disse...

O SEXO E A IDADE: absolutamente... fabulosas! :-)

GATA disse...

ANIRA THE CAT: para mim, dia do livro também é todos os dias!

Ah, e aproveito e recomendo "Um livro para todos os dias" com textos de Isabel Martins e ilustrações de Bernardo Carvalho!

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

VESPINHA: eu gostooo tantooo do José Luís Peixoto - o livro "Morreste-me", oferecido depois da morte do meu pai, teve um efeito catártico em mim.

GATA disse...

R. DEL PIÑO: tu és uma 'dog person', então deixa-me dizer-te uma citação do Groucho Marx: "Outside of a dog, a book is a man's best friend. Inside of a dog it's too dark to read." :-)

GATA disse...

ANA RICARDO: José Luís Peixoto, uma das minhas 'chávenas de chá' - a candy for this lady! :-)