segunda-feira, 22 de julho de 2013

Entronização do Rei da Bélgica






A passagem do testemunho foi feita com a assinatura formal da abdicação por parte de Albert, seguida do juramento formal de fidelidade à Constituição por parte de Philippe, perante as duas câmaras do Parlamento federal, reunidas em sessão solene e conjunta. 

Ao contrário de outras monarquias europeias, na Bélgica não há nem uma subida formal ao trono, nem uma coroação propriamente dita, pela simples razão de que não existe um trono, nem uma coroa, nem qualquer cerimónia religiosa de entronização do rei.

Fonte: Fotos - ITV | Texto - Público

4 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

Num país com três línguas, duas "etnias" em pé de guerra uma com a outra e diferentes religiões e culturas, o Rei acaba por ser um rei laico!

Cailin disse...

epa tenho que confessar que gosto desta coisa da monarquia e vou chegar a UK no ponto alto da loucura que vai nascer o filho/a da kate :) pelo menos acho que devem ter um bocadinho mais na cabeça que os nossos socialites!!!

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: a Bélgica, tal como as restantes monarquias europeias, é uma monarquia constitucional, em que o Rei é o Chefe de Estado mas o Primeiro-Ministro é que é o Chefe de Governo!

GATA disse...

CAILIN: a minha metade espanhola é monárquica, portanto eu adoro 'monarquices'! :-)