sexta-feira, 17 de julho de 2015

Inglês, o idioma internacional... (or maybe not!)

A propósito de uma amiga inglesa que está num evento no cantão alemão da Suíça e está irritada pelos habitantes 'apenas' falarem Alemão... 

Para começar, os anglófonos pensam erradamente que o Inglês é o idioma mais falado no mundo! Ladies & Gentlemen: o idioma mais falado no mundo é o... Mandarim. O segundo é, então, o Inglês; o terceiro, o Espanhol; e o quarto, o Português! 

Para continuar, há mais de uma década, em Nova Iorque, ainda no aeroporto, eu dirigi-me ao balcão dos transfers e, obviamente, falei em Inglês, apesar de imediatamente reparar que a funcionária tinha aspecto hispânico e posteriormente confirmar a minha suspeita quando vi o seu nome no cartão de identificação. A funcionária falou comigo também em Inglês mas quando eu entreguei o voucher e ela viu o meu nome, imediatamente perguntou: «¿Usted habla español?». Eu respondi que sim e... era uma vez o Inglês! A funcionária confirmou a reserva e chamou o motorista. O motorista chegou e também falou comigo também em inglês, no entanto quando a funcionária entregou o voucher e ele viu o meu nome, imediatamente perguntou: «¿Usted habla español?». Eu respondi que sim e... era uma vez o Inglês!  Portanto, em NI, EUA, os primeiros diálogos com locais foram em Espanhol. 

Para terminar, também há mais de uma década, aventurei-me num périplo pelos chamados “países do leste”, na época recentemente abertos ao ocidente e alguns saídos de guerras. Apesar de eu falar cinco idiomas, os locais falavam 'apenas e somente' o seu idioma (...alguém arriscou e perguntou «Russkiy?» mas, lamentavelmente, eu ainda não sou fluente em Russo...), pelo que aprendi as palavras básicas e safei-me e, claro, sobrevivi. 

Resumindo e Baralhando: a necessidade aguça o engenho! Ou... quem não tem cão, caça com GATA!

8 comentários:

Bigodes de Nata disse...

Epah, és uma amiga para ter sempre à mão, quando vamos viajar! 5 idiomas??? A GATA é um verdadeiro dicionário tradutor :))))

L'Enfant Terrible disse...

Só um pequeno apontamento, a quarta língua mais falada no mundo é o árabe, o português vem logo a seguir, no quinto lugar, até que não seja pelo facto de se apontar a Portugal aquela mística do Quinto Império...

Jade disse...

Eu tb tenho a mania que ao falar inglês me safo em todo o lado...até agora não me tem corrido mal mas há-de chegar o dia...

Gata disse...

Russkiy?! Não queriam mais nada, não?

GATA disse...

BIGODES DE NATA: primita, eu sou muito, mas mesmo muito, melhor que o Google Translate!!! :-)

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: obrigada pelo 'pequeno apontamento', no entanto eu constatei que as listas variam ligeiramente, a única certeza é que o idioma mais falado no mundo é o Mandarim e não o Inglês!

GATA disse...

HIERRA: com o meu espírito felino e a minha experiência mímica... até agora safei-me e sobrevivi!

GATA disse...

GATA: prima, um dia também... «Russkiy»!!!