quarta-feira, 8 de julho de 2015

MARIA BARROSO: 1925/2015


MARIA de Jesus Simões BARROSO Soares, ex Primeira Dama, faleceu ontem, com 90 anos, em Lisboa, na sequência de uma hemorragia intracraniana (provocada por uma queda) e subsequente estado de coma. 

Mas MARIA BARROSO foi muito mais que Primeira Dama, foi uma activista política e social, uma mulher de cultura mas, sobretudo, de causas: foi presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, da Fundação Aristides de Sousa Mendes e da Fundação Pro Dignitate - da qual foi fundadora e na qual ainda marcava presença todos os dias. 

E, apesar do Partido Socialista estar para sempre associado ao nome do seu marido, MARIA BARROSO também fez parte da sua criação e foi, inclusive, a única mulher presente na reunião da fundação em Bad Münstereifel, na então República Federal da Alemanha, em Abril de 1973. 

Eu tive oportunidade de conviver com MARIA BARROSO em vários eventos (sociais e não políticos) e guardo a memória de uma senhora de uma simplicidade e de uma simpatia raras actualmente. 

Sobre a última vez, recordo especialmente o afecto com que ela me abraçou e em como eu, com saltos altos - enorme perante ela! - me senti pequena...

6 comentários:

Portuguesinha disse...

Precisas acrescentar o Osmar Sherif. Faleceu hoje.
Esta foi uma grande senhora, que merecia honras de panteão. Mas como todas as verdadeiras grandes, algo bem mais simples lhe basta.

Portuguesinha disse...

Mais deviam seguir o seu exemplo.
Se fosse homem, provavelmente chegaria a Papa.
Mas fez muito mais como mulher, neste país que é Portugal.
Ela tinha aquela aurea que poucos têm.
Julgo que perto dela, qualquer pessoa desejaria fazer o bem na vida e olhava-a com mais optimismo.

Gaja Maria disse...

Uma grande senhora ;)

GATA disse...

PORTUGUESINHA: uma pequena mas grande mulher, não atrás mas sim lado a lado do marido!

PS: eu fiz post sobre o óbito do Omar Sharif!

GATA disse...

PORTUGUESINHA: na minha opinião, que vale o que vale, ela era muito mais interessante e inteligente que o marido, até porque ela era uma pessoa educada e sensata, o oposto do marido.

GATA disse...

GAJA MARIA: sem dúvida!